segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O ANTI-911


Consolidada no mercado de superesportivos com os 350/400 GT e com o fabuloso Miura, a Lamborghini seguiu os passos da rival Ferrari que, usando a marca Dino, havia feito uma bem-sucedida incursão no segmento logo abaixo, de muito maior abrangência no mercado, onde a referência era o Porsche 911. Na concepção do Urraco, o engenheiro Marcello Gandini - o mesmo do Miura - percebeu corretamente que a carroceria com configuração 2+2 do 911 era muito bem-vinda neste segmento e realizou a proeza de conciliar um V8 central (2.5 litros, posteriormente 3.0 litros) com a possibilidade de acomodar dois adultos e duas crianças no belo cupê, produzido entre 1973 e 1977. Entretanto, o lançamento do Urraco coincidiu com a primeira crise do petróleo e as vendas ficaram bem abaixo das expectativas da marca de Sant'Agata Bolognese. O modelo da foto pertence ao presidente do Chevrolet Clube de SP (!) e esteve no Brazil Classics 2010 ao lado de outros dois ícones da marca.

4 comentários:

M disse...

Gosto MUITO desta !

ratoramas disse...

belíssimo blog parabéns!!!!!

Luís Augusto disse...

Faltou colocar no post: o entreeixos é enorme para um esportivo, não?

M disse...

Até que não !
2,45 não é nenhum exagero !
Na verdade, o primeiro motor da Urraco era o 2.5 (P250), com 220 HP.
Depois, por conta das taxas, lançaram um motor menor, 2.0 (P200) só para o mercado europeu; mas com 2 HP a mais do que a versão americana ! Vai entender...
Finalmente veio o 3.0 (P300), com alegres 265 HP !
Lá nas terras do Obama, o pessoal faz um upgrade com o motor 3.5 da Jalpa, que vai acima dos 300 hp.
Fica bem interessante !
Acelera 0 a 100 em 5.0s e passa dos 260 km/h.
Tá aí uma boa compra !