quarta-feira, 24 de novembro de 2010

OS AMERICANOS E SEUS COMPACTOS


Para os menos versados no mundo do automóvel, vale o lembrete: dois ícones brasileiros de luxo dos anos 70 - Dart/Charger e Maverick, a saber - descendem da estranha criatura aí em cima, bem com como de outros compactos dos anos 50 lançados por companhias de menor porte, como o Henry J. Donos de uma cultura automotiva que exalta o tamanho das carrocerias e a capacidade cúbica de seus motores, foi natural que os engenheiros automotivos dos EUA pensassem em seus pequenos como miniaturas de carros normais para seus padrões e não em carros com peso reduzido e proporções repensadas, priorizando o espaço para os ocupantes, um caminho apontado pelo Volkswagen; o resultado eram habitáculos apertadíssimos e longos capôs em modelos de pouco mais de 4 metros que acabaram não fazendo muito sucesso na terra dos gigantes; só para ilustrar essa dificuldade, voltando ao Maverick, seu espaço interno perdia para o do Corcel, europeu que concorria em uma categoria inferior. Vejam o caso deste Nash Country Club 1952 premiado no Brazil Classics 2006: não parece um modelo em 7/8 do Hudson Hollywood parado ao seu lado? Agora, imaginem um cidadão americano típico com seus quase 1,90m e peso na casa dos três dígitos aí dentro...

2 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

É um carro charmoso, tinha um na rua de casa nos anos 60, acho que era conversível, côr bege....xiii a memória anda lerda, mas faz pouco tempo, só uns 55 anos.

Luís Augusto disse...

Chicão, os Nash chegaram aqui em grande quantidade nos 50's mas não gozavam de boa fama entre os mecânicos.