quarta-feira, 7 de outubro de 2009

GABINETE DE REUNIÕES EXPRESSO


O belo sedã acima, flagrado no Brazil Classics 2006 ao lado do Mangusta, foi lançado ainda na época esplendorosa da De Tomaso, cujo prestígio chegou a ser comparável ao de grandes casas como Jaguar ou Maserati. Trata-se do Deauville, cuja produção de pouco menos de 300 unidades seguia o padrão da marca, com design da casa Ghia (assinado por Tom Tjaarda) e mecânica Ford V8, um Cleveland 351 (5.7 litros) no caso específico, que, com 300 hp brutos, era capaz de fazer dele um dos sedãs mais rápidos do mundo. A curiosidade fica por conta do modo como ele foi apresentado à imprensa especializada em novembro de 1970, como contou seu proprietário Júlio Penteado na cerimônia de premiação em Araxá: tendo marcado com os jornalistas na sede da fábrica em Modena, Alejandro De Tomaso mandou anunciar que, como não havia vôo disponível, ele havia saído de carro de Milão, a cerca de 400 km de distância, uma hora antes. Enquanto os presentes se perguntavam quanto tempo duraria a espera, De Tomaso estacionava o Deauville no pátio da fábrica uma hora após o anúncio e com um singelo "senhores, desculpem o atraso", anunciou que cumprira a distância com ele em cerca de 2h, uma média de 200 km/h, trazendo as passagens e os bilhetes de pedágio para comprovação!
Apesar de predicados como ótimo desempenho, acabamento impecável e carisma de sobra, o sofisticado sedã não foi oferecido no mercado americano por determinação da Ford, onde poderia ter sido um adversário interessante para o Jaguar XJ como opção apimentada aos Lincolns e Cadillacs. Não há notícias de outro Deauville no Brasil.

4 comentários:

Tohmé disse...

Isso é exclusividade pura.

Germano disse...

belíssimo carro como todos os desenhados pelo Studio Ghia

Felipão disse...

Chegada em grande estilo... hahahaha era o mínimo que se poderia esperar de alguém que esteve envolvido também com a Fórmula-1...

Fantástico, Luis!!!

Luís Augusto disse...

Em tempo: só agora reparei que há um XJ branco ao fundo, que permite uma comparação interessante com o Deauville!