quarta-feira, 27 de agosto de 2008

NADA SE CRIA...

Normalmen-te é atrubuído a Sir William Lyons a criação do conceito do roadster en-xuto, mais destinado a dar prazer em alta velocidade do que a desfilar em locais badalados. Entretanto, ao comparar a foto do belo XK 120 pintado na tradicionalíssima British Racing Green com a da BMW 328 Deutsches Weiss do post anterior, não há como negar a fonte de inspiração da Jaguar. Como normalmente acontece, os ingleses reconheceram uma boa idéia, acrescentaram a sua fleuma e apresentaram o produto final como algo inteiramente novo - e o mundo, como também quase sempre ocorre, acreditou! Um dos mais carismáticos esportivos britânicos de todos os tempos, ele deve o "120" do seu nome à sua velocidade máxima em milhas por hora (192 km/h), obtida graças ao novo motor seis em linha de 3.4 litros, duplo comando de válvulas e 160 hp brutos (série K). Esse motor era tão avançado para a época que, com poucas alterações, foi mantido no E-Type dos anos 60, também chamado de XKE. O modelo 1952 da foto, do Sergino Ribeiro de Mendonça, foi rodando de Orlândia até Araxá para o Brazil Classics 2004, onde foi premiado, e faz parte do acervo do Museu Agromen, um dos melhores do Brasil.

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